Acontece no AZ

29/07/2021
Zilda
Educação Infantil
Alfabetização

Alfabetização

.

A fase da alfabetização é um período de muitos desafios, descobertas e aprendizados. A alfabetização é um processo de desenvolvimento de ler e de escrever. Por isso, essa é uma fase na qual há muitas inseguranças, pois cada criança tem seu jeito próprio de assimilar a aprendizagem. 

Sendo assim, desde muito cedo, é importante criar o hábito na criança de ouvir histórias, de manusear livros, de fazer leitura visual de imagens, e estar exposta a esse universo letrado são estratégias de alfabetização. Avançando um pouco mais, as crianças começam a ter acesso à formalização da leitura. Elas começam a reconhecer a primeira letra do nome e, depois, a escrever o próprio nome. Assim, as crianças começam, também, a identificar o nome nos objetos e a entender que tudo faz parte da comunicação social. A partir desse sentido, elas passam a identificar os códigos de fato.

É ao longo do Ensino Fundamental que ocorre a consolidação das aprendizagens anteriores e a ampliação das práticas de linguagem. O esperado é que as crianças, ao entrarem no 1º ano do Ensino Fundamental, já estejam no estágio silábico com valor sonoro. Ao final dos dois primeiros anos iniciais, a expectativa é que já tenham dominado o sistema de escrita. Dessa maneira, nessa etapa escolar, os educadores devem realizar atividades que envolvam tanto a aprendizagem das letras e das palavras quanto da função social da escrita, assegurando um excelente ambiente alfabetizador, com um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita.

 

Professora/ Pedagoga/ Pós-graduada em Alfabetização e Letramento e Neuropedagogia.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários