Acontece no AZ

15/08/2019
Ândrea Godoy
Sustentabilidade
AZ Internacional e a Campanha Por Amor ao Mar

AZ Internacional e a Campanha Por Amor ao Mar

Continuamos com força na campanha e não vamos parar, pequenas atitudes fazem grande diferença!

Em dezembro de 2018, a ONU Meio Ambiente entregou para o AZ Internacional um certificado de reconhecimento e excelência pela participação na campanha “Por Amor ao Mar”, cujo objetivo é combater a poluição plástica nos mares e sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre o tema. A iniciativa reuniu 17 instituições de ensino, que juntas pouparam o uso de 1,6 milhão de copos descartáveis de plástico, evitando que seu descarte chegasse à natureza. Os ótimos resultados da “Por Amor ao Mar” também contribuem para a campanha “Mares Limpos – O mar não está para plástico”, que está alinhada com os objetivos para 2030 da ONU em sustentabilidade.

Foi a mãe de uma aluna que comunicou à direção a existência dessa campanha. Essa mãe, nossa querida Jú, sempre muito parceira, ficou sabendo que o Colégio Dante em SP já estava participando e, então, sugeriu que o AZ também iniciasse nessa empreitada.

Entramos em contato então com a escritora Claudia Lima, autora da coleção de livros infantis “Somos Todos Viajantes”, que faz a gestão de toda a campanha.

De lá para cá foram muitas ações pela sustentabilidade e muitos resultados bacanas:

-  zeramos o uso dos copos descartáveis na escola;

- nossa Festa da Família teve como tema a Cultura Maker retomando desde o plantio de árvores até o reaproveitamento de materiais para a construção de brinquedos. Também tivemos apresentação da maravilhosa peça de teatro “Água Doce”, que tratou da poluição dos rios e oceanos;

- participamos da Semana do Meio Ambiente de Bragança Paulista;

- tivemos uma festa junina que retomou as brincadeiras de rua e ao invés de prendas compradas de plástico, os próprios alunos doaram brinquedos usados para a “lojinha” da festa que também trabalhou a educação financeira com o AZ Money;

- iniciamos com o novo desafio dado de espalhar a campanha em outras instituições. Nossos alunos foram muito bem recebidos pela Beth Chedid na Câmara dos Vereadores de Bragança Paulista e pelo Martinho na Confederação Brasileira de Atletismo. A campanha “Por Amor ao Mar” já está presente nessas instituições assim como na Prefeitura de nossa cidade com a intenção de se espalhar pelas escolas municipais.

Ontem, dia 13 de agosto, a diretora Ândrea Godoy participou com muita alegria de uma reunião em SP, no Colégio Franciscano PIO XII, que reuniu as 20 escolas que estão participando da campanha. A Cláudia iniciou a reunião com a apresentação dos resultados e com ponderações importantes. Cláudia falou bastante sobre  o Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, que é liderado pela Ellen MacArthur Foundation, em colaboração com a ONU Meio Ambiente. Após esse momento, as escolas compartilharam suas ações, e o AZ Internacional foi convidado para falar sobre o sucesso na interlocução dos alunos com o poder público.

Estamos muito orgulhosos de fazermos parte dessa iniciativa!

Sugestões de leitura:

https://nacoesunidas.org/mais-de-250-organizacoes-assinam-compromisso-global-contra-poluicao-por-plasticos/

https://www.somostodosviajantes.com/copia-escolas-participantes


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários


Tatiana Oliveira de Paula

Bom dia, gostaria de parabenizar a escola pela iniciativa na participação deste projeto e os resultados alcançados. É muito importante este engajamento da familia e da escola na concientização dos nossos filhos/alunos no futuro do nosso planeta. Sem atitudes não temos resultados, e as mudanças começam nas pequenas atitudes. Parabéns...