Acontece no AZ

17/04/2020
Roseli Acedo
Aulas Extracurriculares
Entrelaçando diversão e aprendizagem

Entrelaçando diversão e aprendizagem

As interações positivas vivenciadas em casa ajudarão no retorno das atividades escolares para darmos continuidade ao processo.

O que estamos vivendo é uma situação inédita para todos. Agora, o tempo não é nosso, é algo que está vindo de fora e está se impondo a todo mundo. Muitas dúvidas e questionamentos pairam em nossas mentes.

Sabemos que o processo educativo na educação infantil é um trabalho profundo que se dá por meio de interações, e a escola tem uma função social importante, mais do que a função cognitiva. A união da escola e da família neste momento ajudará a criança a elaborar tudo isso. A escola não está transferindo para as famílias o processo de aprendizagem, mesmo por que a escola é responsável por criar contextos para que as experiências aconteçam, considerando os interesses da criança, os saberes, as experiências, as diferentes necessidades, ritmos de desenvolvimento e práticas sociais e culturais.

A proposta da educação infantil é pautada em fazer com que os direitos da criança sejam garantidos no cotidiano escolar, e toda prática deve considerar dois eixos estruturantes: as brincadeiras e as interações.

Nós do AZ Internacional propomos às famílias esses contextos de interação positiva em casa neste período de isolamento. 

Uma boa dica é possibilitar rituais cotidianos, como por exemplo, transformar a hora da refeição num momento especial, de troca, de conversa, de cozinhar junto, e a hora do banho se transformar numa grande brincadeira. Esses rituais ajudarão no desenvolvimento da autonomia, na organização do seu dia e de suas atividades.

Combinar com as crianças os tempos e os espaços que terão para as brincadeiras  e estabelecer combinados evitará estresse. Ler histórias sempre no mesmo horário, escolher um lugar para a leitura, criar um espaço para uma biblioteca com livros na altura da criança para que ela faça escolhas e manuseie sem precisar de ajuda. Essas experiências vivenciadas em casa de forma prazerosa vão ajudar no desenvolvimento da autonomia, da linguagem, no aprender a cuidar de si e do outro, ampliando a sua experiência de mundo.

Com certeza, as interações positivas vivenciadas em casa ajudarão no retorno das atividades escolares para darmos continuidade ao processo.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários