Acontece no AZ

13/03/2020
Samuel Imenez
Ensino Fundamental I
Fileira em sala de aula? Nunca mais!

Fileira em sala de aula? Nunca mais!

No AZ Internacional, abolimos as fileiras em todas as salas de aula do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

É possível mudar a cultura tradicional das fileiras nas salas de aula? Aqui no AZ Internacional superamos barreiras e desafios para esse novo modelo implantado.

As carteiras enfileiradas estão ficando no passado. O sistema de sentar um atrás do outro não beneficia em nada a interação X visibilidade dos estudantes com o professor, prejudicando e desmotivando o aprendizado.

No AZ, abolimos as fileiras em todas as salas de aula do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e optamos por mesas, nas quais nossos estudantes se sentem mais confortáveis e confiantes em aprender, compartilhando e dividindo os conhecimentos lado a lado.

Hoje, nós vivemos o mundo globalizado. Cada vez mais pensando em conjunto, solucionamos os problemas de forma colaborativa, facilitando a aprendizagem e o desempenho, criando soluções mais rápidas e eficazes.

O ditado popular diz: “Duas cabeças pensam melhor que uma”. A história nos mostra que, desde o Renascimento até os dias atuais, a maior parte das grandes invenções só se materializou após contribuições diversas que se somaram à ideia inicial.

As vantagens para esse novo modelo se tornam cada vez mais visíveis, por exemplo, nessa disposição fica mais simples e fácil ter uma visualização do que estão fazendo, tanto professores quanto estudantes.

A lista é longa e, com esse modelo, a interação de novos estudantes, criança com alguma dificuldade ou estrangeira se torna mais sutil, ampliando a comunicação aluno-professor e melhorando o respeito ao tempo dos outros colegas.

O professor Paulo do Fundamental I nos contou como está sendo, na prática, o uso do novo método: “Colhem-se muitos benefícios quando pensamos em uma educação coletiva e partilhada. Numa disposição coletiva, as crianças têm não somente o atendimento do professor, mas dos próprios colegas, trabalhando a corresponsabilidade delas para com o outro. Podemos mencionar, também, a ampliação da inclusão de crianças com dificuldades, melhora da convivência e colaboração entre estudantes, percepção e respeito ao tempo dos colegas, assim, consequentemente, a aprendizagem ganha muito. Nós, AZ Internacional, apoiamos as crianças que dialogam, são ouvidas e participam”.

Nosso compromisso é com um mundo melhor!

Somos AZ!

Somos Internacional!


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários