Acontece no AZ

12/05/2021
Melina Capra
Ensino Médio
Mundo VUCA

Mundo VUCA

.

Volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade, características tão presentes do cenário atual, o chamado mundo VUCA. O momento está mesmo difícil, mas quando foi que os caminhos eram garantidos e as certezas estavam dadas? Quando foi fácil poder chegar onde tanto se sonhou? Antigamente as oportunidades no mercado de trabalho eram mais escassas, as universidades tinham menos opções de escolhas e, talvez, antes se priorizasse mais estabilidade profissional e um bom salário do que realização pessoal e profissional. E, agora, frente a tantas ocupações, onde as opções de escolhas são (quase que) infinitas, como decidir onde, como e com o que trabalhar? Como lidar com a liberdade de escolha? Com a ansiedade gerada frente a um não saber e com a insegurança que surge diante de tantos possíveis caminhos? As perguntas são muitas e, geralmente, surgem com a entrada no Ensino Médio. E precisamos concordar, é necessário coragem para lidar com tantas questões. Ansiedade, desânimo, medo e o grande monstro chamado “eu não vou conseguir" assombram os estudantes. Mas, calma lá, respira fundo e vamos seguir. 

Os desafios do atual momento e as tantas opções disponíveis devem servir como condição e não condenação. É preciso seguir, ainda que com as adversidades que a vida impõe. Que as transformações geradas pela pandemia sirvam para gerar mudanças e não para impedir que os percursos possam ser trilhados. Você sabe o que quer? No que você se considera bom/boa? Fazendo o que, de que jeito, com quem ao seu redor? Gosta de se relacionar com pessoas ou seu negócio é poder criar mundos virtuais e ter um computador como companhia, por exemplo? Perguntas das quais vale a pena se questionar. 

E se eu não entrar no vestibular? E se não houver espaço no mercado de trabalho? E se eu não ganhar dinheiro suficiente? E se eu não conseguir realizar meus tantos sonhos? E se eu não conseguir ser feliz? Vamos por partes. Primeiro, o que é felicidade para você? Ter carro, grana, sucesso? Ter uma família e uma casa confortável? Poder fazer o que gosta e se realizar com aquilo que escolheu investir seu tempo? Talvez todas as alternativas acima, não é mesmo?! 

Pois bem, vale lembrar que a felicidade pode ser encontrada no caminho e não apenas quando se cruza a linha de chegada. Valorizar o processo é etapa essencial para se chegar lá. Como? Cuidando de você, da sua saúde física e emocional, dando o seu melhor e o seu máximo nos estudos, com empenho e dedicação. Além disso, fazer o que se gosta implica, também, em fazer aquilo que não se gosta. Muitas vezes é preciso fazer a parte chata para chegar na parte legal. Para você entrar na universidade que quer e que gosta, terá de estudar matérias das quais tem dificuldade ou não gosta. Para você alcançar o seu tão almejado sonho, provavelmente, terá que ralar um bocado antes. Lembre-se: não existe profissão que dá dinheiro, existe profissional que - fazendo um bom trabalho - poderá ganhar dinheiro; não existe certeza absoluta ou caminho garantido, mas existe a possibilidade de buscar ajuda para poder decidir de forma mais segura e consciente. Poder falar sobre as angústias e expectativas em relação ao futuro profissional, buscar por autoconhecimento, discutir os padrões que a sociedade impõe e pesquisar sobre as profissões existentes e caminhos de formação também são importantes aspectos a serem trabalhados nesse momento. 

Enfim, queridos(as) estudantes, não se esqueçam: até aqui, muitas páginas já foram escritas, percursos construídos, experiências vividas e os tantos (des)interesses identificados. Talvez, não vamos dar conta de tudo da maneira que idealizamos e está tudo bem. Talvez, nenhum de nós seja tão bom quanto gostaria e também está tudo bem. Mas nós podemos ser bons em algo - um pensar, sentir e fazer singular - que por ser próprio, já tem todo o seu valor. Por isso, sigam buscando, sonhando e acreditando que é possível alcançar o que se deseja, afinal, a vida é curta para nos dedicarmos a escolhas sem sentido.

Nosso compromisso é com um mundo melhor!
Somos AZ!
Somos Internacional!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários