Acontece no AZ

12/08/2019
Ândrea Godoy, Adriana Melo e Samuel Imenez
Intercâmbio
O Intercâmbio de férias do AZ Internacional

O Intercâmbio de férias do AZ Internacional

O intercâmbio de férias foi incrível, tanto na Escócia como em Londres as crianças adoraram e aprenderam muito!

O intercâmbio de férias do AZ

O intercâmbio de férias do AZ Internacional em parceria com a GX High Education vem ganhando cada vez mais adeptos. A experiência de vivenciar novas culturas e focar no aprendizado do idioma tem sido um ótimo caminho para quem não quer perder tempo parado. 

Durante o ano letivo, a rotina dos estudantes se resume a ir à escola, fazer o dever de casa e praticar esportes. Com a chegada das férias, os pais passam a se preocupar em ocupar o tempo dos filhos com atividades diferentes e divertidas.

Então, por que não juntar diversão, socialização e aprendizado em uma mesma oportunidade?

Este ano, o AZ Internacional e a GX montaram dois grupos de Summer Camp. Os alunos mais novos foram para Perth, na Escócia, e os mais velhos foram para Londres, na Inglaterra.

Além da prática do idioma, o Summer Camp traz outros aprendizados e momentos inesquecíveis:

1. Socializar e construir o senso de responsabilidade

Tanto na Escócia como na Inglaterra os estudantes fizeram amizade com várias nacionalidades. Além disso, tiveram que lidar com situações da vida real, como controlar o dinheiro, criar uma nova rotina sem a presença dos pais e manter as suas próprias coisas em ordem. Eles são incentivados a desenvolver novas responsabilidades levando à prática da autonomia.

2. Prática da 2ª língua

A língua comum entre os estudantes das várias nacionalidades é o inglês. Sendo assim, além das aulas do idioma, existe um estímulo interno em cada um para usar a língua, já que o objetivo principal sempre é fazer novas amizades. 

Na Escócia, durante o período da manhã, os alunos tinham aulas de inglês com os colegas de outros países. Na parte da tarde, tinham atividades programadas, como jogos, gincanas, esportes, reuniões e passeios. Esses momentos estimulam ainda mais a interação entre as várias nacionalidades.

3. Entrar em contato com novas culturas

Os programas de Summer Camp do AZ e da GX também incluem na programação visitas à espaços culturais da história do país ou da região.

Tanto na Escócia como na Inglaterra os estudantes conheceram museus, universidades, visitaram diversos castelos e fizeram tours pelos atrativos naturais. Eles puderam ver ao vivo muito do que é contado nos livros de história, o que torna o aprendizado muito mais rico.

Além disso, os estudantes fizeram amizade com várias nacionalidades: chineses, espanhóis, italianos, russos e franceses e puderam, também, aprender um pouco da cultura de cada povo.

4. Favorecer a independência

Nesse tempo em outro país, os estudantes precisam assumir algumas atividades que em casa são feitas pelos pais.

Na Escócia fazia parte da rotina diária: se servir nos horários das refeições, arrumar o quarto e cumprir os horários. Já na Inglaterra os jovens também tinham que lavar suas roupas.

Talvez os pais fiquem apreensivos com isso, mas o ponto principal é que o desenvolvimento de habilidades e a conquista de maior independência são essenciais na formação dos filhos. O intercâmbio de férias também ajuda nesse sentido.

5. Desenvolver a gratidão

Os estudantes também aprendem a valorizar o que eles já têm de bom. Especialmente os adolescentes, quando começam a criar noção de mundo, podem achar que qualquer lugar é melhor do que a sua casa.

De fato, o dia a dia nem sempre é tão surpreendente e atrativo quanto uma viagem com amigos. Contudo, o que costuma acontecer é que, passando um tempo em outro país, eles aprendem a dar valor ao que já possuem. Desde a comida de casa, a companhia dos pais e amigos, o conforto do lar, os pontos positivos da sua cultura etc.

Fizemos algumas perguntas para nossos alunos sobre suas experiências nesse último Summer Camp:

O que foi mais interessante e o que você mais gostou no seu intercâmbio à Escócia? (Yohana) 

O fato de ter ido a muitos castelos foi o mais interessante. O local que mais gostei foi o The Dungeons.

 

 

 

 

Qual momento foi mais marcante? (Yasmin)

Quando eu entrei no primeiro castelo me encantei com a beleza de tudo o que vi.

 

 

 

 

O que foi mais interessante e o que mais você gostou no seu intercâmbio a Londres? (Geine)

Conhecer pessoas novas e testar o meu inglês. Achei a experiência muito boa e recomendo a todos essa oportunidade de viver novas experiências.

Como foi a experiência de conversar o dia todo em inglês? (Pedro)

Não foi difícil e achei muito legal conversar o dia todo em inglês. Não tive nenhuma dificuldade para interagir com os amigos e falar só em inglês.

 

 

 

 

Qual foi o seu maior desafio no intercâmbio? (Gabriel)

Aprender o lado certo da rua, pois quando se aprende já é hora de voltar. Recomendo a todos que tiverem oportunidade fazer o intercâmbio, é uma experiência incrível!

 

 

 

 

Fazer um Summer Campo é uma ótima oportunidade para os alunos do AZ que já têm contato com a 2ª língua todos os dias em sua rotina escolar no Brasil.

Acompanhe nossas notícias e saibam em breve dos nossos roteiros de 2020.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários