Acontece no AZ

11/11/2019
Beatriz Polidori
Arte
O QUE É O BRINCAR HEURÍSTICO?

O QUE É O BRINCAR HEURÍSTICO?

O brincar para o desenvolvimento das crianças

Em tempos em que o brincar fora de casa muitas vezes já não é uma opção, nossas crianças acabam perdendo grande parte do espaço do brincar. Brincar esse, que por muito tempo ficou taxado como atividade inferior a outras, dadas como “de maior importância”.

Estudiosos da infância trazem uma nova perspectiva sobre o real papel do brincar no desenvolvimento integral dos pequenos em formação. E não somente do brincar, mas, sim, do brincar livre, espontâneo.

A palavra heurístico tem sua origem na palavra grega eurisko, que deriva de eureka. Quantas vezes já não escutamos a famosa fala de Arquimedes sendo proferida como sinal de descobrimento de algo que por muito era esperado? Então, o brincar heurístico suscita o descobrir por si, o desvendar por meio de explorações.

Esse modo de brincar espontâneo, segundo Paulo Fochi, é dividido em três diferentes modalidades:

  • Cesto dos tesouros;
  • Jogo heurístico e
  • Bandeja de experimentação.

Cada um desses modos de brincar ocorre de maneira progressiva no caminhar da primeira infância e, neles, são priorizados materiais não estruturados, que não tenham um viés de brinquedo comercial preestabelecido. Assim, as crianças ganham uma enorme gama de possibilidades de experimentação com materiais de largo alcance.

O brincar heurístico é uma das práticas intencionais que as educadoras do AZ Internacional utilizam a partir da concepção de criança competente, respeitando os percursos individuais e coletivos de nossos meninos e meninas.

 

 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários