Acontece no AZ

19/10/2021
Geovanna Vieira
Ensino Médio
OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS

OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS

Nossos estudantes participaram e se dedicaram para a Olimpíada Nacional de Ciências e registraram grandes marcos!

“A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN, a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP); ela se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental”

https://onciencias.org/

O intuito da Olimpíada é incentivar os estudantes a despertar o interesse pela área de ciências naturais, para  quem sabe se identificarem com tais temáticas e investirem nessa carreira profissional futuramente. E, hoje em dia, sabemos mais do que nunca a importância e relevância de tal temática.

A competição é composta por duas fases nas quais os estudantes competem entre si dentro de sua determinada categoria: estudantes de primeiro ano concorrem com outros estudantes de primeiro ano e assim sucessivamente.

As provas realizadas por eles são relacionadas a biologia, física, química e astronomia; tudo que envolve ciências de uma maneira geral. A primeira fase possui uma duração máxima de 2 horas e é composta por 20 questões objetivas que são aplicadas na própria escola. Essa primeira parte é decisiva apenas para prosseguir para a segunda fase e não conta no resultado final. 

Aqui no AZ, todos os estudantes que participaram conseguiram prosseguir para a segunda fase, que é um pouco diferente: as questões são teóricas, envolvendo 10 problemas dissertativos e com uma duração de 2 horas. 

A partir dos resultados dessa avaliação, os estudantes são premiados de acordo com as melhores notas obtidas em todo o território nacional. E nossos estudantes conquistaram até medalha de ouro! As medalhas são distribuídas para os participantes que compõem a porcentagem dos 5% melhores resultados obtidos em todo o país. 

Confira o depoimento da Júlia Del Col Pinto, medalhista de ouro, e do Ronald de Oliveira Rosa, medalhista de bronze:

 

Ronald de Oliveira Rosa -  Medalha de bronze

“Minhas expectativas não estavam muito altas, porém, a partir do momento que fiz a inscrição, todos os professores e a escola mostraram-se abertos para aprender e me ensinar os conteúdos que eu não conhecia, tirar as minhas dúvidas e trabalhar o meu psicológico, pois sou muito ansioso. Como são matérias que eu tenho mais afinidade de estudar, e o fato de ter os professores mais esplêndidos que se pode ter, foi bem menos massante, e a prova tinha questões bem elaboradas e graças a interpretação que trabalho na escola com os professores, eu consegui obter um bom resultado. Foi uma experiência nova pra mim, desafiadora, contudo, emocionante!!’’

 

Júlia Del Col Pinto -  Medalha de ouro

“Quando me falaram da ONC, eu não fazia ideia do que era, mas como sou um tanto quanto curiosa fui pesquisar sobre, e o desejo de participar despertou em mim. Então eu conversei com a Elisa e depois pedi ao professor Fabiano para me ajudar a fazer a inscrição. Deu tudo certo, só que, até então, eu só tinha um pouco menos de 1 mês para estudar, então, eu logo comecei as maratonas de estudos e me dediquei inteiramente nisso. A minha sorte foi que eu tive muito apoio da minha família e do professor Fabiano. E, sem essa força, eu não teria conseguido nada disso.

Enfim, chegou o dia da primeira fase. Quando eu acabei a prova, eu fiquei sem chão, pois tinha sido a prova mais difícil que eu tinha feito em toda a minha vida. E quando chegou o dia tão esperado, eu não aguentava mais de ansiedade, e no momento que eu vi minha quantidade de acertos, eu fiquei muito chateada comigo. Já tinha perdido totalmente as esperanças de ir para a segunda fase, pois eles não tinham liberado ainda a classificação, entretanto, eu não parei de estudar, pois acredito que conhecimento nunca é demais e, nesse meio tempo de desânimo, minha família me apoiou demais!

Saiu a classificação, e eu passei para a segunda fase, vibrei de alegria e fui com tudo. O Fabiano me ajudou muito, me passou calma, me deu apoio juntamente com a minha família e me ajudou a estudar. Chegou o dia da segunda fase e, sinceramente, tinham questões fáceis, e algumas matérias específicas estavam bem complexas. 

E chegou o dia do resultado... quando eu desci da van chegou notificações da ONC, e eu lembrei que era o grande dia e corri para abrir o site e, na hora que eu vi: "Júlia Del Col Pinto - Medalha de ouro", eu entrei em choque, não acreditei. Corri ligar meu Chrome para ver se era aquilo mesmo e realmente era. Eu fiquei totalmente em choque, comecei a mandar mensagens para minha família, para o Fabiano e para meus amigos. Eu não estava acreditando naquele resultado.  

Foi muito gratificante, eu estudei tanto, mas eu não imaginava conseguir ouro.

Sem a ajuda e o apoio da minha família e do professor Fabiano, eu não teria conseguido, pois foi muito cansativo e, como eu disse, se eles não tivessem me dado o apoio, eu não conseguiria.”

 

Fabiano Negrini  - Professor de biologia do Ensino Médio

“Bom, eu como professor de biologia ajudei e orientei os alunos com as matérias e com os estudos, mas a maior parte do mérito é deles mesmos que se dedicaram para as provas, para correr atrás das matérias, e também do colégio, que vem preparando eles ao longo dos anos, formando uma bagagem de conhecimento mesmo, o que facilitou muito no desempenho deles.’’

O sucesso desses estudantes deve-se ao planejamento, ao engajamento e a toda a dedicação da equipe dos participantes. Um especial agradecimento ao professor Fabiano Negrini por se envolver tanto com os estudantes e agradecemos, também, aos pais e demais colaboradores pela força e colaboração que colocaram nesse projeto.

Nosso compromisso é com um mundo melhor!

Somos AZ

Somos Internacional!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários