Acontece no AZ

03/06/2021
Roseli Acedo
Aulas Extracurriculares
Programa de Equitação no Colégio AZ Internacional

Programa de Equitação no Colégio AZ Internacional

.

São muitos os benefícios que a convivência com os cavalos nos traz. Na história da humanidade, o cavalo teve uma importante participação. Ele foi utilizado nas guerras, nos esportes, nos transportes, nas viagens, no lazer, enfim, em inúmeras atividades.

O cavalo é um animal potente e pode despertar nas pessoas diversos sentimentos e sensações. Ele dá ao homem a noção de limites. 

O afeto é o ingrediente necessário para o convívio com o animal. A criança, ao conviver com o cavalo, acaba tendo uma relação de troca, de respeito, de carinho e de empatia.

No que se refere às habilidades motoras, a criança adquire equilíbrio, postura mais firme, aumento do ângulo de abertura das pernas, noção de lateralidade e situação no espaço.

Aqui no Colégio AZ Internacional, nossos estudantes aprendem a escovar, limpar o casco, encilhar, além do ato em si de montar e o manejo final. Essas atividades fortalecem a relação da criança com o animal. 

A  equitação, além de ser uma prática nobre, constitui em um importante instrumento de “educação”. A equitação cria, também, amor e respeito ao cavalo como ser vivo, que embora generoso, não é uma máquina. 

Em nossas aulas, as crianças aprendem desde a alimentação dos animais, bem como a limpeza deles antes do encilhamento. 

Procuramos trabalhar em nossas aulas as andaduras naturais do cavalo: o passo, o trote e o galope. E para uma boa montaria, desenvolvemos alguns exercícios de flexibilidade como:

- movimentos dos braços;

- flexão do tronco;

- movimento das coxas;

- flexibilidade e contato dos joelhos;

- rotação dos pés;

- posição e postura do cavaleiro.

Os jogos e os flexionamentos recreativos contribuem para o desenvolvimento das aptidões. Além dos exercícios de flexibilidade, fará parte do cronograma de nossas aulas aqui no Colégio AZ Internacional as Figuras de Picadeiro e as aulas de Volteio (ginástica sobre o cavalo em movimento). O objetivo dessas aulas é desenvolver na criança o gosto e a leveza de montar e estabelecer a conexão com o animal.

“Montar é se permitir sentir. É ir além do exercício. É ir ao encontro. Encontro das minhas sensações, percepções e emoções com a percepção do outro ser. Um envolvimento físico e emocional em busca de prazer, leveza e harmonia.”  (Claudia da Costa Mota)

Texto de Roseli Acedo Zago

Nosso compromisso é com um mundo melhor!

Somos AZ!
Somos Internacional!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários