Acontece no AZ

30/06/2020
Melina Capra
Eventos
RACISMO: REFLEXÃO

RACISMO: REFLEXÃO

Aconteceu no AZ, no dia 25 de junho, um lindo encontro para aprendermos sobre RACISMO e como combatê-lo. Foi um evento preparado com muito carinho, e tivemos a honra de receber: Izilda Toledo, Aline Gomes da Silva Pimentel e Sérgio David.

RACISMO: REFLEXÃO 
 
Em tempos difíceis de pandemia, nos quais vemos de forma escancarada uma abismal desigualdade social e, também, pessoas brancas e negras marchando mundo afora berrando que vidas negras importam, o tema se faz urgente. 
 
Para engajarmos nossa comunidade escolar nessa luta, os estudantes do Fundamental II e Ensino Médio fizeram perguntas e comentários relacionados ao tema aos convidados. Surgiram perguntas muito interessantes e pertinentes e lindos comentários como:
 
“Eu acho a cor de vocês maravilhosa e acho, também, que deveriam, em certas situações, terem até mais respeito que os brancos, por tudo que vocês passam ou passaram. Sei que não sou negra e nunca sofri disso, só que tenho amigos que sofrem por conta disso, e nessa luta eu quero participar para ajudar a fazer do mundo um lugar melhor e mais seguro para todos. Onde possam sair na rua sem ter medo do que as outras pessoas podem fazer com você, ou quando for passear, não ficarem encarando de mal jeito, achando que vocês, só por conta da cor de pele, irão assaltar, atirar ou fazer algum mal. Todos devem participar dessa luta para que o mundo seja melhor e mais seguro”.
 
“Como Nelson Mandela disse: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar." As pessoas precisam olhar para os outros com amor e empatia. Não tem nada que justifique uma pessoa ser racista, então, as pessoas precisam estudar mais e aprender que nenhuma pessoa merece ser ofendida pela cor da sua pele, pois não é a cor da sua pele que decide quem você é, então, as pessoas precisam parar de ser ignorantes e começar a amar mais”.

Para nós essa ação é só um contínuo da nossa luta pelo combate do racismo, luta que deve ser diária. É preciso abraçarmos temas importantes para a sociedade, refletir, discutir, abrir espaços para o diálogo e o debate. 

Não haverá sociedade justa, pacífica, empática e democrática enquanto houver racismo. Esperamos, sempre vigilantes, que nenhuma atitude de ofensa e de racismo passe despercebida enquanto acontecer diante dos nossos olhos. 
 
Assim seguimos, transmitindo aos nossos estudantes que a mudança é urgente e depende de cada um de nós.

Melina Capra - Orientadora Educacional do Fundamental II e Ensino Médio 
 
Sobre os participantes:

IZILDA TOLEDO
Pedagoga Especialista em Educação Étnico racial e Palestrante;
Docente do Ensino Superior;
Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, representando a cadeira da Cultura Afro Brasileira;
Membro do Conselho Municipal da Juventude;
Membro do Conselho Gestor da Rádio O Caminho, FM105.9;
Representante do Movimento de Mulheres Negras do ESP;
Promotora Legal Popular

ALINE GOMES DA SILVA PIMENTEL
Possui Graduação e Mestrado em Psicologia.
Pesquisadora na temática do racismo, principalmente no impacto à saúde mental de pessoas negras.
Possui experiência de atuação como psicóloga no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) com a população em situação de rua e atualmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

SÉRGIO DAVID
Formado em Psicologia e pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, ambas pela Universidade Mackenzie. Desde 2001 atuando em desenvolvimento organizacional e de pessoas.
Profissional com certificação internacional em Coaching, practitioner em Programação Neurolinguística e Especialista em análise comportamental (métodos DISC e Quantum).
Consultor especialista em desenvolvimento de líderes e equipes de alta performance. Já treinou mais de 10.000 pessoas. É palestrante de temas relacionados a comportamento humano nas empresas.
Diretor da consultoria Canal Desenvolver.
Mais de 20 anos de atuação como cantor e ator teatral. Idealizador do Projeto Corporativo Encena que utiliza a arte como ferramenta de desenvolvimento humano.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome*:
E-mail*:
Mensagem*:
Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Ver Comentários